14/12 16:01

Governo do Estado inova e implanta Agenda Ambiental na Gestão Pública

O Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento (Seplan), iniciará a implantação de uma Agenda Ambiental dentro da Administração pública. A ação faz parte do projeto vencedor do Concurso “Você faz a Diferença”, realizado em 2019, que foi uma iniciativa do Governo do Maranhão para estimular o envolvimento de servidores públicos do Estado na elaboração de propostas de desenvolvimento social.

A grande vencedora do Concurso foi a servidora da Seplan e que já atua na área ambiental há mais de onze anos, Karina Coqueiro, que, em seu projeto, propôs que a metodologia A3P, desenvolvida pelo governo federal há mais de 10 anos, fosse implementada na gestão pública estadual.

Com o projeto pronto em mãos, a Seplan, em parceria com a Escola de Governo Estadual e a Secretaria de Meio Ambiente, dará os primeiros passos para a execução do projeto, com sua primeira atividade já programada intitulada de “Curso A3P- Conceitos e Princípios”, que ocorrerá entre os dias 14 e 18 deste mês.

 

O curso será ministrado pela servidora da Seplan, Paula Verônica Santos, por meio da Escola de Governo. Ainda para o primeiro semestre de 2021, já estão programados outros cursos, assim como a implementação dos comitês gestores de cada Secretaria participante.

A Formação será ministrada pela plataforma da EGMA Virtual, das 19h às 21h. Os servidores interessados deverão se inscrever através do endereço eletrônico: sis.egma.ma.gov.br. Os participantes serão avaliados no decorrer do Curso e deverão apresentar no mínimo 80% de aproveitamento para ter direito ao certificado.

De acordo com Paula Verônica, a tendência é que no futuro, todas as Secretarias de estado possam ser inseridas no processo, e consigam implantar os critérios ambientais em suas rotinas administrativas.

A secretária da Seplan, Cynthia Mota Lima, classifica como primordial a implantação da agenda na gestão pública.

A ação é de fundamental importância uma vez que busca nivelar conhecimentos sobre o assunto, como forma de gerar interesse e motivação para adesão das instituições públicas da esfera estadual e dos servidores públicos para o desenvolvimento e engajamento dessa agenda no Estado do Maranhão, primando pelos princípios da sustentabilidade”, enfatizou a secretária.

Sobre a Instrutora

Paula Verônica Santos é Doutora em Biodiversidade e Biotecnologia, Mestre em Direito Ambiental e políticas públicas, Especialista em Gestão, Auditoria e Perícia Ambiental, Especialista em Educação Ambiental, Bacharel em Ciências Aquáticas. Professora, avaliadora de periódicos e agências de fomento, possui experiência com a escrita científica com vários artigos publicados, e atualmente coordena o licenciamento ambiental de obras públicas do Estado do Maranhão, financiadas no âmbito do BNDES. Atualmente integra o quadro de instrutores credenciados da Escola de Governo do Maranhão (EGMA).

Contatos

contatos

Av. Jerônimo de Albuquerque, Ed.Clodomir Milet, S/N Calhau, São Luís/MA CEP 65074-220
Fone: (98) 3218-2100 | E-mail: gabinete@seplan.ma.gov.br
Links Úteis
Localização

localização