Governo do Maranhão adere à Rede ODS

O Governador Flávio Dino formalizou, no último dia 07 de dezembro, a adesão do Estado do Maranhão ao Projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS. Desta forma, o Maranhão se torna o segundo estado brasileiro a aderir à proposta e o primeiro estado do Nordeste, firmando-se como um dos principais líderes dessa agenda no Brasil.

A Rede Estratégia ODS é uma coalizão que reúne organizações representativas da sociedade civil, do setor privado, de governos locais e da academia para ampliar e fortalecer a implementação dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) no Brasil. O projeto de Fortalecimento da Rede Estratégia ODS é coordenado pela Fundação Abrinq, em parceria com a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e a Agenda Pública, com cofinanciamento da União Europeia.

Vale ressaltar, que essa agenda permite um maior nível de cooperação entre os 217 municípios do estado, o que irá viabilizar um conjunto de iniciativas voltadas ao fortalecimento dos instrumentos de planejamento municipais.

Nesse sentido, o Programa de Apoio ao Planejamento Municipal, coordenado pela SEPLAN no âmbito do PROMUNICÍPIOS, cuja experiência inicial resultou em notáveis avanços técnicos na elaboração dos planos plurianuais (PPAs) municipais de Arame, Barreirinhas, Balsas e Itapecuru, integrantes do primeiro ciclo, terá um cenário ainda mais promissor daqui para a frente.

De acordo com Roberto Matos, secretário-adjunto do Planejamento e Orçamento da Seplan, para o ano de 2022, o PROMUNICÍPIOS planeja oferecer novos serviços, renovando o acordo de cooperação técnica com esses municípios parceiros, mas também expandindo o assessoramento para novos municípios a serem selecionados em edital. Nesse contexto, a adesão do Governo Estadual à Estratégia ODS representa a possibilidade de captação de parceiros que tragam robustez ainda maior ao programa.

“Além de reafirmar o compromisso do Governo do Maranhão com os ODS, que se fortalece de maneira acentuada desde 2019, com a inclusão da Agenda 2030 como agenda estratégica do Plano Plurianual 2020-23 (PPA), balizando todo o planejamento das ações dos órgãos do Estado, essa adesão expande ainda mais os horizontes de atuação da SEPLAN e do Estado em prol de uma gestão pública mais eficiente e alinhada à superação dos principais desafios globais”, enfatizou Roberto Matos.