22/07 17:44

Governo do Maranhão lança Orçamento Participativo 2021 com estratégia de ampliação da participação

Disponibilizando um novo canal de votação, o Whatsapp, foi realizado, hoje (21), por meio de Live transmitida no canal “Direitos Humanos Maranhão” no Youtube, o lançamento oficial do Orçamento Participativo (OP) 2021, que desde 2015, é realizado como um meio de garantir a participação popular no planejamento das ações que serão contempladas pelo orçamento estadual. A votação do OP 2021 será realizada até o dia 11/08 e além do novo meio, o site do OP (http://op.participa.ma.gov.br) também aguarda o seu voto.

O OP é uma iniciativa do Governo do Estado, coordenado pelas secretarias estaduais dos Direitos Humanos e Participação Popular (Sedihpop) e de Planejamento e Orçamento (Seplan). Ao longo dos anos, já garantiu a construção de equipamentos nas áreas de Educação, Saúde, Saneamento, Habitação, Renda, dentre outros. Para falar do OP 2021, a Live de abertura contou com a participação do secretário de Estado da SEDIHPOP, Chico Gonçalves, dos secretários Adjunto da Seplan, Roberto Matos, e da Secretaria de Assuntos Políticos (SECAP), Honorato Fernandes, e da presidenta da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras do Estado do Maranhão (FETAEMA), Angela Silva.
Neste processo de ampliação da participação popular na gestão pública, o secretário adjunto da Seplan, Roberto Matos, destacou o aperfeiçoamento do serviço público de planejamento no Estado, que passou a ser mais democrático, assíduo, pedagógico e flexível: assegurando a própria participação; garantido o controle social desde a elaboração das peças orçamentárias; identificando e apresentando as potencialidades e dificuldade de cada região com o apoio da Secretaria Extraordinária de Projetos Especiais e do Instituto Maranhense de Estudos Socioeconômicos e Cartográficos; e por fim, se adaptando a todas as dificuldades, por exemplo, a de comunicação na pandemia que impulsionou a abertura de estratégias digitais de participação.

Durante sua fala, o secretário Chico Gonçalves pontuou o quanto o Orçamento Participativo é fundamental para a construção de políticas públicas afetivas e adequadas, destacando que isso faz do OP ainda mais necessário no contexto de pandemia, de ataques e perda dos direitos. Lembrou do caráter territorial do OP e destacou que “Cada pessoa vai escolher as prioridades da sua região, escolhendo aquilo que melhor contribui com a qualidade de vida e com o desenvolvimento local. Isso exige uma ação de solidariedade, de pensar aquilo que é importante para um conjunto de municípios, um conjunto de comunidades, que compartilham a mesma realidade regional.”
.

Participação que não é simbólica como sublinhou o secretário adjunto Honorato Fernandes, ressaltando que o que é decidido no OP torna-se Escolas Dignas, estradas, pontes, enfim, obras de quem conhece a realidade do Estado: o povo que a vive! Neste mesmo sentido, a presidenta Angela Silva celebrou a continuidade do OP, destacando que se trata de uma política que repercute diretamente na qualidade de vida da população e por isso, deve ser um processo permanente, um espaço de escuta para que se possa entender as prioridades do Maranhão.
.

Se quiser saber mais, você sabe onde nos encontrar! Se tiver ansioso, for experiente, estiver com a gente desde 2015, chama no Zap: 98 9 9100-6166 ou no site: https://participa.ma.gov.br/

Contatos

contatos

Av. Jerônimo de Albuquerque, Ed.Clodomir Milet, S/N Calhau, São Luís/MA CEP 65074-220
Fone: (98) 3218-2100 | E-mail: gabinete@seplan.ma.gov.br
Links Úteis
Localização

localização