Relatório de Transparência Fiscal do Maranhão

Apresentação

Este Relatório de Transparência Fiscal do Maranhão (RTF) é um produto bimestral elaborado pela Superintendência de Assuntos Fiscais (SAFi) da Secretaria de Estado de Planejamento e Orçamento do Maranhão – SEPLAN, objetivando atender as exigências legais da Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e, concomitantemente, ampliar a transparência das finanças públicas no que tange aos principais indicadores fiscais do Estado do Maranhão. O RTF é subdividido em dois cenários: Macroeconômico e Finanças Públicas. O Cenário Macroeconômico traduz alguns dos principais indicadores que impactam na economia maranhense, contemplando análise Internacional e Nacional, com o propósito de trazer ao leitor não somente a visão dos analistas da SAFi, como, também, aproximá-lo da realidade de fatores exógenos às contas públicas e atividade econômica nacionais e do Estado do Maranhão. O Cenário das Finanças Públicas é o grande objetivo do RTF. Ou seja, proporcionar maior transparência para a sociedade explanando as nuances econômicas apresentadas no Cenário Macroeconômico, os impactos legislativos e de políticas públicas internas e externas que afetam os resultados e expectativas orçamentárias e financeiras do Estado. O Cenário das Finanças Públicas resume, brevemente, o setor público Nacional e dá enfoque nos resultados do Maranhão. Do lado das Receitas maranhenses, o RTF apresenta comparações entre o bimestre de referência e o acumulado até o período do ano corrente com o ano anterior e a Lei Orçamentária Anual (LOA), identificando as frustrações ou saldos orçamentários positivos. Pelo lado das Despesas, para o mesmo período, são realizadas análises visando a comparação entre os valores empenhados do ano corrente com o ano anterior, bem como a demonstração dos gastos por poderes e as principais despesas do Estado.

O RELATÓRIO DE TRANSPARÊNCIA FISCAL DO MARANHÃO

O relatório de transparência fiscal do Maranhão possui periodicidade bimestral e é elaborado pela equipe da SEPLAN-MA conforme descrito abaixo: