Seplan auxilia cidades selecionadas do programa PROMUNICÍPIOS

A coordenadora técnica do PROMUNICÍPIOS no âmbito da SEPLAN, servidora Bruna Lersch, está na cidade de Arame, desde o dia 16, ao lado da equipe da Secretaria de Estado da Educação (Seduc). As oficinas tiveram duração de quatro dias e encerram-se hoje.

O objetivo do trabalho é fornecer total apoio aos municípios que foram selecionados no Edital do programa (Arame, Barreirinhas, Balsas e Itapecuru), visando maior assimilação dos conteúdos repassados. Vale destacar que a cidade de Arame é uma das que tem demonstrado maior engajamento até então.

Com essa ação, os municípios podem aperfeiçoar o desenho da política pública inscrita por eles de melhoria do IDEB, além de incluir no PPA municipal uma base estratégica consolidada. A iniciativa teve também amplo apoio do município, e contou com a presença do prefeito Pedro Fernandes, que participou um dia das oficinas.

O que é o PROMUNICÍPIOS?

É um programa de Governo coordenado pela SECAP, mas que conta também com iniciativas da SEPLAN, da SEPE e do IMESC, no sentido de levar assessoria técnica e capacitações a municípios do Maranhão.

Especificamente, a iniciativa da SEPLAN este ano é de apoiar na elaboração dos Planos Plurianuais (PPA) municipais, bem como no desenho e monitoramento de uma política pública. O acompanhamento a estes municípios se deu todo de forma virtual, mediante plataforma da EGMA. Atualmente,  já foram concluídas todas as trilhas planejadas.