Maranhão participa da instalação do Conselho de Administração do Consórcio Nordeste, em Brasília
O Governo do Maranhão está estreitando suas relações com os estados da região Nordeste. Nesta quarta-feira (19), o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan), Vinícius Ferro Castro, e a Assessora Especial do governador Carlos Brandão, Neurimar Almeida, estiveram em Brasília (DF), para a reunião do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Sustentável do Nordeste (Consórcio Nordeste) que instalou o Conselho de Administração (Consad) da autarquia.
A ocasião também foi marcada pela conversa sobre a relação do Consórcio com o Governo Federal e a preparação para a Assembleia Geral Extraordinária, que ocorrerá em João Pessoa, Paraíba, no dia 28 de abril. Outros temas tratados foram a intenção de promover parceria com o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) e a atualização de informações do Programa Cisternas, do Ministério do Desenvolvimento Social e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
O secretário Vinícius Ferro Castro enfatizou que o encontro é uma forma de estabelecer contatos para ações futuras em prol do estado do Maranhão. “Tivemos a oportunidade de discutir pautas de relevância para a região Nordeste. Para nós, é um momento muito bom de intercâmbio de conhecimentos para que possamos avançar cada vez mais nas políticas públicas para a população maranhense”, afirmou Vinícius.
O secretário adjunto da Secretaria Nacional da Participação Social, vinculada à Secretaria Geral da Presidência da República, Valmor Schionet, afirmou que o Governo Federal está implementando uma política de escuta dos Estados e de participação popular no Plano Plurianual de 2024 a 2027.
“Estamos começando as reuniões pelos estados do Nordeste porque eles já têm metodologias reconhecidas de participação social na elaboração de seus ciclos orçamentários. Entendemos que esta metodologia adotada, inclusive no estado Maranhão, poderá ser uma contribuição importante para que, no âmbito federal, nós implementemos uma metodologia participativa nacional”, comentou Schionet.
O presidente do Consad do Consórcio Nordeste e também secretário executivo da autarquia, Carlos Eduardo Gabas, destacou as expectativas com o trabalho do Consad.
“O Consad assume agora uma função muito maior do que cooperar só entre os estados. Também tem função de interlocução com o Governo Federal, os ministérios e as várias políticas públicas. Vamos avançar com o Consórcio Nordeste ajudando na construção de políticas públicas que melhorem a qualidade de vida da população”, pontuou Gabas.
O Consórcio Nordeste é uma iniciativa que pretende atrair investimentos e alavancar projetos de forma integrada. Dentre as possibilidades abertas com a criação do Consórcio, estão a realização de compras conjuntas, a implementação integrada de políticas públicas e a busca por cooperação, também em nível internacional.