Seplan celebra o Dia do Contador com painel e homenagem aos contadores do Estado
O Dia do Contador, celebrado na segunda-feira, 22 de setembro, foi homenageado com uma boa pitada de festividade entre os profissionais da contabilidade do setor público maranhense, durante o Painel “Desafios do Contador no Setor Público”, promovido pela Secretaria de Estado do Planejamento e Orçamento (Seplan). Além de fortalecer o networking entre os contadores, a ocasião marcou a comemoração das conquistas do Governo do Maranhão na área, como a nota “B” atingida no Ranking de Qualidade da Informação Contábil e Fiscal do Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público Brasileiro (Siconfi), publicado pela Secretaria do Tesouro Nacional (STN).
O resultado é fruto de investimentos do governo estadual em capacitação, modernização de sistemas e valorização dos profissionais de contabilidade, que garantem, com este trabalho, informações mais seguras, confiáveis e transparentes para toda a sociedade. A subida na nota foi conquistada após o Estado permanecer por dois anos na nota “C”.
O secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, Vinícius Ferro, destacou os investimentos da Seplan na valorização e capacitação dos servidores, na melhoria do ambiente de trabalho e no comprometimento com as metas. Ele também ressaltou o trabalho dos contadores do Estado no alcance de resultados que são revertidos em benefícios ao povo maranhense.
“Os contadores lidam diariamente com os números, e os números têm o poder de transformar vidas. É por meio desse trabalho técnico e responsável que conseguimos construir políticas públicas de qualidade. Cada cálculo realizado em nossos gabinetes se reflete, lá na ponta, em comida na mesa das famílias, em uma rede de saúde mais eficiente, em escolas estruturadas, em oportunidades de emprego e renda. Em cada planilha, em cada registro contábil, está a possibilidade de mudar realidades e garantir um Maranhão mais justo e desenvolvido para todos”, afirmou o secretário.
A criação da Secretaria Adjunta de Contabilidade (SAC) na estrutura organizacional da Seplan também teve suma importância para a conquista do resultado positivo no Sinconfi e de outros avanços no Estado, a exemplo da 2ª colocação nacional no pilar de Solidez Fiscal do Ranking de Competitividade dos Estados 2025, elaborado pelo Centro de Liderança Pública (CLP).
A SAC, conforme explicou a secretária-adjunta de Contabilidade, Fabiele Alves, atua em consonância com o trabalho de institucionalização proporcionado por meio do planejamento estratégico da Seplan, com a proposição de diversos normativos que orientam os órgãos, realização de treinamentos, evoluções de sistemas, entre outros. Na visão dela, eventos com o Painel valorizam a atuação dos profissionais da contabilidade no estado.
“É um momento para a integração dos contadores e de compartilhamento de desafios e boas práticas, experiência que pode ajudar no dia a dia. É também momento festivo porque nosso estado permaneceu por dois anos com a Nota C no Ranking de Qualidade da Informação Contábil, avaliado pelo Tesouro Nacional, mas este ano recebemos a Nota B, então estamos muito felizes com o resultado, que é fruto do nosso trabalho diário como contadores”, comemorou.
Para a presidente do Conselho Regional de Contabilidade, Ana Lígia Coelho Martins, o encontro marca o bom momento que a contabilidade pública maranhense tem passado. “A contabilidade é de fato uma ciência que vai transitar em todas as áreas da comunidade e nós vemos um mundo de oportunidades para o profissional. Hoje, estar aqui neste evento significa que temos pessoas e um governo que realmente estão preocupados com a contabilidade e com os profissionais que aqui atuam”, avaliou.
Venísia Ferreira, psicóloga e CEO da startup Psigame, que palestrou no tema “O Poder do Contador na Transformação do Estado”, destacou a relevância da valorização profissional no engajamento pela conquista dos objetivos: “Quando você é valorizado e quando se reconhece como pessoa que atua dentro dos processos, constrói futuros, e a automotivação se expande, reverbera para o alcance dos resultados”.