Seplan integra Conselho Consultivo do Porto do Itaqui

11/05/2022

Nesta terça-feira (10), no Palácio dos Leões, o Governo do Estado, por meio da Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap), promoveu a Reunião do Conselho Consultivo do Porto do Itaqui (CCPI), que empossou novos conselheiros para o desenvolvimento do setor portuário no Maranhão.

A conferência, que é a primeira realizada sob a gestão do governador Carlos Brandão, contou também com a presença de secretários de Estado, representantes da Universidade Estadual do Maranhão (Uema), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Sebrae, Suzano, VLI, Alumar, Conselho de Economia e Sindicato dos Trabalhadores.

Após admissão, cabe aos novos conselheiros opinar sobre planos de desenvolvimento, orçamentos anuais, formulação de medidas, programas e projetos de apoio; infraestrutura, logística de acesso ao porto, bem como buscar medidas para captação de recursos tecnológicos e financeiros junto aos setores público e privado.

“Esse Conselho iniciou em 2019, sob a gestão do governador Flávio Dino, como um espaço de aproximação às empresas, ao setor acadêmico e para organização das atividades do nosso porto. O conselheiro, além de representar a sua empresa, traz para nós um pouco da visão, seja do mercado, das universidades, e como nós podemos ampliar e melhorar os serviços do Porto do Itaqui e de todo o complexo portuário”, afirmou o presidente da Emap, Ted Lago.

Admitido como novo conselheiro, o secretário de Estado de Indústria e Comércio, Cassiano Pereira, destaca o fato da Seinc ser uma secretaria estratégica e que trará uma relevante contribuição junto ao trabalho do Conselho.

“É um privilégio contribuir com esse conselho que tem como objetivo desenvolver o nosso setor portuário. Por ser uma secretaria estratégica, que trata da parte do desenvolvimento, com a atração de negócios e desenvolvimento da economia local, [a Seinc] acaba tendo um peso muito importante”, destacou o secretário.

Para a conselheira que representa o Sebrae, Raquel Jordão, o trabalho já realizado no entorno do Porto é algo que acresce na tomada de decisões relacionadas ao desenvolvimento portuário.

“O Sebrae tem várias atividades juntamente com o Porto do Itaqui, fazendo vários trabalhos do entorno com os pequenos empresários. Então, nós temos uma representatividade no sentido de apoiar as ações do conselho consultivo. Agora, dentro da gestão do governador Carlos Brandão, daremos continuidade às ações de desenvolvimento do Porto do Itaqui”, disse a conselheira.